Bem-vindo ao site do Pagaqui. Simplifique os seus pagamentos e carregamentos!

Media

Notícias

Alipay contribui para interoperabilidade de pagamentos na Europa

Alipay contribui para interoperabilidade de pagamentos na Europa

A Pagaqui é uma das seis m-wallets europeias a associar-se à Alipay na interoperabilidade dos pagamentos digitais na Europa.

Seis mobile-wallets europeias, incluindo a portuguesa Pagaqui e a Alipay vão adotar um formato de QR Code unificado para permitir serviços melhorados a viajantes, expatriados e comerciantes.

A colaboração foi anunciada esta segunda-feira e abrange territórios europeus e a China. As mobile-wallets –  a Bluecode, a ePassi, a Momo Pocket, a Pagaqui, a Pivo, a Vipps – estão a trabalhar em conjunto para adotar um QR Code unificado. Segundo comunicado de imprensa este é um marco histórico na Europa para ultrapassar o ainda fragmentado mercado dos pagamentos móveis.

Quando concretizado, os utilizadores das aplicações daqueles seis operadores poderão fazer pagamentos baseados em QR codes utilizando as suas aplicações locais em comerciantes de uma dezena de países europeus onde as aplicações serão aceites.

Em simultâneo, os comerciantes que já aceitam pagamentos através de uma destas seis aplicações nos respetivos países, poderão passar a aceitar facilmente os pagamentos feitos por clientes de outras wallets originárias de outros países cobertos por esta colaboração.

Adicionalmente, também os utilizadores chineses da Alipay poderão fazer pagamentos nos comerciantes que aceitem aquelas wallets.

As empresas nórdicas ePassi e Vipps já começaram a preparar o lançamento do formato de QR code em vários países da região, enquanto que a espanhola Momo, a portuguesa Pagaquie a austríaca Bluecode pretendem estender a colaboração aos respetivos mercados domésticos no final do verão.

A parceria alargada agora anunciada foi construída sobre uma parceria semelhante anunciada em dezembro de 2018 entre a Vipps e a ePassi e a Alipay. Esta colaboração aberta deverá continuar a expandir-se a mais países e empresas europeias no futuro.

Esta colaboração é a primeira do género na Europa. Os seis parceiros europeus têm mais de cinco milhões de utilizadores no total e aproximadamente 190 mil comerciantes associados na Europa. Beneficiam ainda da parceria o cada vez maior número de viajantes chineses.

A tendência de crescimento que as empresas envolvidas apresentam é igualmente benéfica para os comerciantes e utilizadores deste tipo de método de pagamento.

ePassi e a Bluecode vão disponibilizar serviços técnicos às mobile-wallets com o objetivo de facilitar e simplificar o processo de integração entre as diferentes soluções.

O anúncio teve lugar durante as celebrações do oitavo aniversário da parceria da Alipay com a UEFA, no Porto, onde teve lugar na final da Liga das Nações.

“Como empresa portuguesa envolvida neste projeto”, a Pagaqui está “orgulhosa de participar numa iniciativa tão ambiciosa e inovadora, disse João Barros, CEO da Pagaqui. “como no futebol, as empresas europeias podem ter mais sucesso quando trabalham em equipa”. O responsável considera a parceria como um “fator de mudança para as  empresas e utilizadores na Europa” e está “satisfeito por ver tantos parceiros envolvidos”.

[/vc_column][/vc_row]

 

Fonte: SmartPayments News