A Pagaqui, empresa portuguesa na área dos pagamentos, desenvolveu uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), o SmartEye, que permite, “através da câmara de um telemóvel ou de um TPA, captar e interpretar em segundos os dados essenciais de pagamento – entidade, referência e montante – a partir de documentos físicos ou digitais”, explica a instituição. A empresa acredita que esta inovação vai “simplificar e acelerar o processo de pagamento de faturas”.
O SmartEye foi desenvolvido na íntegra pela equipa da Pagaqui, sublinha a empresa em comunicado. “Ao incorporar tecnologias avançadas de ‘machine learning’ e visão computacional, através da IA, o SmartEye automatiza um processo que até agora dependia da introdução manual de dados, tornando-o mais rápido, fiável e escalável”, considera a ‘fintech’ portuguesa.
A empresa de pagamentos critica o facto de “grande parte da informação continuar a surgir em formatos que não foram pensados para serem processados por sistemas”. Segundo a Pagaqui, “a grande vantagem desta tecnologia está, então, na sua capacidade de transformar um processo tradicionalmente demorado e suscetível a erros, numa experiência simples, rápida, fluida e confiável”.
Entre os benefícios do SmartEye, a empresa destaca a rapidez, com os “dados disponíveis em segundos, prontos para serem integrados no sistema Pagaqui e imediatamente usados para pagamento”, a fiabilidade, em que “a automatização reduz drasticamente a margem de erro humano, garantindo registos consistentes e seguros”, e a escalabilidade, que traz uma “tecnologia preparada para interpretar informação em múltiplos formatos e origens, adaptando-se à realidade atual, onde a informação circula em vários canais”.
O CEO da Pagaqui, João Rosa de Carvalho, acredita que, através desta nova ferramenta, a empresa está a “colocar a IA ao serviço das pessoas e dos negócios locais, resolvendo um problema real do quotidiano com tecnologia de ponta”. Ao mesmo tempo, defende que a Pagaqui não perde de vista o que os distingue: “a proximidade, a confiança e a transparência com o cliente”. “É mais um passo para consolidarmos a nossa posição como referência nos pagamentos de proximidade com inovação 100% nacional”, remata.
in Jornal PT50
2025-11-05